Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Esta narrativa faz parte de uma teoria da conspiração que sustenta que o projeto HAARP é usado para manipular o clima, causar terremotos e até controlar a mente humana.
Postagens estão circulando nas redes sociais alegando que os furacões Milton e Helena, que atualmente afetam o sudeste dos Estados Unidos, foram criados pelo Programa de Pesquisa Auroral Ativa de Alta Frequência (HAARP).
No entanto, isso é falso. Este projeto da Universidade do Alasca Fairbanks (Estados Unidos) estuda a ionosfera, a camada mais externa da atmosfera e não afeta as camadas inferiores, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.
Esta narrativa faz parte de uma teoria da conspiração que sustenta que o projeto HAARP é usado para manipular o clima, causar terremotos e até controlar a mente humana. O Chequeado negou essas informações erradas em diversas ocasiões.
Nas últimas horas, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos emitiu um alerta para a chegada do furacão Milton ao estado da Flórida, na costa leste do país. O fenômeno atingiu a categoria 5 , com ventos máximos sustentados de 250 quilômetros por hora, e ocorrerá após a passagem do furacão Helena.
Neste contexto, circulam nas redes sociais publicações que sustentam que os furacões Milton e Helena são “armas de destruição em massa” criadas pelo Projeto HAARP.
“HAARP, a arma apocalíptica da vida real, criou o furacão Milton e Helena! É assim que se parece a Geoengenharia. Não é natural, não é normal. HAARP tem a capacidade de modificar o campo eletromagnético e destruir nações inteiras da Terra”, diz um dos posts mais virais do X…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷