Apurado pelo site Fato ou Fake
Vídeo com pessoas comuns no mesmo local mostra efeito similar. Especialistas apontam ilusão de ótica.
Circulam nas redes sociais vídeos em que pessoas alegam ter avistado um homem gigante em São Thomé das Letras. É #FAKE.
selo fake — Foto: g1
Um dos vídeos, intitulado “cara gigante em São Thomé das Letras” alcançou mais de 300 mil visualizações em duas semanas. Enquanto a câmera filma uma pessoa a distância, pessoas no vídeo dizem: “Tem um cara gigante ali” ou “o cara do tamanho da árvore, galera”, e ainda: “o pôr-do-sol nem apareceu, mas apareceu um gigante lá no pôr-do-sol”. A câmera mostra então pessoas próximas e depois fixa no suposto gigante. Alguém diz: “Olha aqui embaixo o tamanho dos caras e olha o tamanho do cara [o suposto gigante].”
Não é verdade que o vídeo mostre um gigante em São Thomé das Letras. Uma nova gravação do vídeo no mesmo lugar, filmando pessoas de estatura normal, mostra que elas também parecem maiores do que realmente são. Especialistas consultados pelo Fato ou Fake apontam que a impressão é causada por ilusão de ótica.
A pedido do Fato ou Fake, Thaís Machado, assessora de comunicação social da Prefeitura de São Thomé das Letras, levou duas pessoas ao ponto onde o vídeo viral foi filmado para fazer uma reconstituição da cena…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake