Falso: Posts compartilham vídeo gravado na China como se fosse registro da passagem do furacão Milton pelos EUA

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que um vídeo mostra pessoas em um mirante observando a agitação do mar na Flórida durante a passagem do furacão Milton, na última quarta-feira (9). O registro usado pelas peças enganosas foi gravado na China e publicado nas redes antes da chegada do fenômeno climático à costa americana.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam mais de 18 mil visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (11) e também circulam no Instagram.

Um vídeo gravado na China que mostra diversas pessoas observando o mar agitado tem sido compartilhado nas redes como se fosse um registro da passagem do furacão Milton pela costa do estado americano da Flórida na última quarta-feira (9).

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o registro original foi publicado no TikTok no início desta semana, dias antes da chegada do furacão aos Estados Unidos (veja abaixo).

A cena foi registrada na cidade de Haining, no leste do país asiático, e mostra o encontro entre as ondas do mar e o rio Qiantang. O fenômeno, conhecido como macaréu, é similar à pororoca, que acontece na Amazônia brasileira. O efeito é provocado pelo encontro das águas do rio com o oceano ou o mar…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos