Verificado: Documentário afirma que o inventor do bitcoin é canadense

Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦

Um novo documentário afirma ter resolvido um dos maiores mistérios que cercam a criptomoeda: a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, pseudônimo emprestado pela pessoa que criou o bitcoin em 2009. Acredita-se que seja Peter Todd, um canadense que esteve no início em seus vinte anos na época.

Money Electric  : the Bitcoin Mystery , do diretor americano Cullen Hoback, foi transmitido na noite de terça-feira pela HBO. No filme, o diretor tenta determinar a identidade de Satoshi Nakamoto, que desapareceu completamente em 2011.

Satoshi Nakamoto criou o bitcoin, principal criptomoeda, em 2009. Ele nunca revelou sua verdadeira identidade. A pessoa por trás do pseudônimo controlaria cerca de 1 milhão de bitcoins, que valeriam US$ 63 bilhões à taxa de câmbio atual.

Hoback afirma ter evidências circunstanciais de que Satoshi Nakamoto é na verdade um desenvolvedor canadense chamado Peter Todd. Este último, um jovem prodígio, estava na universidade na época. O documentarista afirma que uma troca entre Satoshi Nakamoto e Peter Todd no fórum Bitcoin Talk em 2010 demonstra que as duas contas eram controladas pela mesma pessoa.

Ele oferece outras evidências para corroborar suas palavras, como a forma como Satoshi Nakamoto escreve certas palavras em inglês, típicas do Canadá e do Reino Unido, e o fato de que a história de publicação do criador do bitcoin corresponde a um horário de estudante universitário.

O documentário sugere que o Sr. Todd pode ter emprestado um pseudônimo ao criar o bitcoin, pois acreditava que não teria sido levado a sério pela comunidade criptográfica devido à sua tenra idade. O filme também explora como uma guerra dentro da comunidade bitcoin nos primeiros dias da criptomoeda fez com que Peter Todd parasse de usar o pseudônimo…

Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦