Apurado pelo site Aos Fatos
É falso o diálogo atribuído ao ministro do STF Alexandre de Moraes e a um engenheiro da empresa Oracle que sugere que as eleições de 2022 foram fraudadas. Além de citarem uma série de informações incorretas sobre o sistema de votação brasileiro, os posts enganosos ainda inventam que a conversa teria sido divulgada pelo empresário Elon Musk, o que não ocorreu.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.200 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook neste sábado (5).
Posts nas redes têm compartilhado uma troca de mensagens apócrifa para sugerir que o ministro Alexandre de Moraes e um engenheiro da empresa de tecnologia Oracle teriam se aliado para fraudar as eleições de 2022. Segundo os posts, o suposto diálogo teria sido vazado pelo dono do X, Elon Musk.
Em busca na imprensa e em posts de Musk no X arquivados na ferramenta Wayback Machine, Aos Fatos não encontrou qualquer indício de que o empresário tenha divulgado a peça de desinformação.
O conteúdo apócrifo circula nas redes há semanas como uma corrente de WhatsApp, e inclusive já foi desmentido pelo Aos Fatos.
Há uma série de inconsistências que indicam que a conversa é falsa. De acordo com as mensagens, por exemplo, a totalização dos votos do primeiro turno teria começado às 16h. Nesse horário, no entanto, a votação ainda estava acontecendo — o pleito ocorreu das 8h às 17h, no horário de Brasília. Às 16h, apenas resultados do exterior haviam sido computados…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos