Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o presidente Lula afirmou que a vitória de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, é irreversível. Para insinuar fraude eleitoral, publicações nas redes tiram de contexto uma declaração do presidente sobre a força da parceria entre o governo federal e a prefeitura da capital paulista em uma eventual vitória de Boulos.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 4.000 curtidas no Instagram e 41 mil visualizações no TikTok. Elas também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Publicações nas redes sociais distorcem uma fala do presidente Lula sobre uma parceria hipotética entre a prefeitura de São Paulo e o governo federal para insinuar que existe uma fraude eleitoral a favor da chapa do candidato Guilherme Boulos (PSOL).
A declaração tirada de contexto ocorreu durante um comício de Boulos e sua vice, Marta Suplicy (PT), no dia 24 de agosto, em São Miguel Paulista. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube (veja aqui).
Na íntegra da declaração, Lula diz: “E se a gente fizer uma parceria Prefeitura de São Paulo e governo federal, estejam certos, meus companheiros e companheiras, que a vitória do Boulos é irreversível. É irreversível. Eu, então, quero que vocês saibam que eu vou me dedicar, quero dizer pro Boulos que o que eu puder fazer pra você ganhar as eleições, eu vou fazer”.
A fala completa mostra que o presidente falava sobre a força de transformação social de uma parceria entre o governo federal e a prefeitura de São Paulo caso Boulos seja eleito em um cenário hipotético. O petista não fez qualquer menção às urnas eletrônicas no discurso…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos