Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Claudia Sheinbaum não pretende reformar a Lei do Instituto do Fundo Nacional de Habitação dos Trabalhadores (Infonavit) para despojar os proprietários das suas casas e entregá-las aos inquilinos, como afirmam nas redes sociais.
O vídeo que circula no Tik Tok mostra um fragmento retirado do contexto de uma entrevista com a então candidata presidencial, onde esta menciona que uma das suas propostas é a criação de “um regime especial” em que “a casa possa ser alugada com cerca de”. no máximo um terço do salário e depois essa renda é acumulada para a compra da casa se assim desejar com a família.”
O vídeo de apenas 25 segundos com o título “na minha cidade isso se chama desapropriação” foi partilhado mais de 10 mil vezes na rede social TikTok e afirma que o agora presidente propôs “desapropriar” as famílias através do pagamento dos seus rendimentos a outras pessoas.
No entanto, esta escala é a que os investigadores de psicologia normalmente utilizam para sondar sentimentos em estudos científicos, tratando as emoções como positivas ou negativas, mas nunca as duas ao mesmo tempo.
Embora não tenha sido encontrado o vídeo original de onde foi retirada a declaração, a proposta corresponde à iniciativa de reforma apresentada pelo ex-presidente Andrés Manuel López Obrador em fevereiro passado para promover aluguéis acessíveis para moradias construídas pelo governo .
A iniciativa fez parte do pacote de 20 reformas constitucionais e jurídicas do chamado Plano C, que Sheinbaum adotou para sua campanha presidencial…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽