Falso: Vídeo de 2021 em que homem xinga Boulos circula como se fosse atual

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é recente e não foi gravado durante a campanha eleitoral deste ano um vídeo que mostra um homem hostilizando Guilherme Boulos (PSOL) na rua. A gravação original foi feita em novembro de 2021, na cidade de Rio Claro (SP), quando Boulos se preparava para concorrer ao governo paulista.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 20 mil visualizações no Kwai até a tarde desta quarta-feira (2) e 2.300 curtidas no Instagram. O vídeo também circula no TikTok.

Circula como se fosse recente um vídeo gravado no dia 10 de novembro de 2021, quando um líder comunitário do município de Rio Claro (SP) xingou Guilherme Boulos (PSOL) de “pilantra” e “vagabundo” em frente a um posto de gasolina.

Boulos, que na época era pré-candidato a governador de São Paulo, foi hostilizado após sair de uma entrevista a uma rádio local (veja abaixo). Depois do episódio, ele publicou nas redes sociais um comunicado sobre o que havia acontecido.

Neste ano, Guilherme Boulos é candidato à Prefeitura de São Paulo. Diferentemente do que fazem crer os posts enganosos, o vídeo não foi filmado no contexto do pleito municipal…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos