Verificado: Javier Milei, no programa Susana Giménez: ‘Hoje as pensões estão 10% acima da inflação que se gerou desde que estamos no Governo’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Os salários acima do mínimo, que não recebem abono, aumentaram 10,2% em termos reais (ou seja, descontado o efeito da inflação) desde dezembro de 2023. Porém, os salários mínimos, que atingem mais da metade dos aposentados, caíram reais 6,1%.
Os rendimentos acima do mínimo, que não recebem bônus, aumentaram 10,2% em termos reais (ou seja, descontado o efeito da inflação) desde dezembro de 2023.

Porém, os salários mínimos, que atingem mais da metade dos aposentados, caíram reais 6,1%.

A diferença é que o abono, que recebem os salários mais baixos, permanece congelado desde março passado.

O presidente Javier Milei (La Libertad Avanza) concedeu entrevista no programa da apresentadora Susana Giménez e foi questionado sobre a situação atual dos aposentados. “Hoje as pensões estão 10% acima da inflação gerada desde que estamos no governo”, respondeu o presidente.

A frase é enganosa. Os rendimentos acima do mínimo, que não recebem bônus , aumentaram 10,2% em termos reais (ou seja, descontando o efeito da inflação) de dezembro de 2023 a setembro de 2024 (últimos dados disponíveis). Porém, os salários mínimos, que atingem mais da metade dos aposentados, caíram reais 6,1%.

Embora o cálculo da mobilidade na aposentadoria tenha superado a inflação devido à mudança de fórmula decretada pelo Governo Milei, o bônus recebido por quem ganha o mínimo permanece congelado desde março de 2024…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷