FALSO: É falso que Flávio Dino decretou a retirada do porte de arma de policiais militares inativos a partir de março

Não houve nenhum decreto do gênero. Em nota, o Ministério da Justiça negou a informação. Dino também desmentiu a história em suas redes sociais.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um texto dizendo que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teria apresentado decreto determinando a retirada do porte de armas de polícias militares inativos a partir de 23 de março de 2023. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“MINISTRO DA JUSTIÇA, (NEM CITAREI O NOME)* termina de apresentar proposta de (Decreto) (…) QUE A PARTIR DE 23/03/2023, SERÁ RETIRADO O PORTE DE ARMAS DE POLICIAIS MILITARES INATIVOS DE TODO O BRASIL.  ALÉM DE IMPLEMENTAR NO MESMO DECRETO O PORTE DE ARMAS, APENAS EM SERVIÇO, DOS ATIVOS!!”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não houve nenhum decreto do gênero. Também não há evidências de que o ministro Flávio Dino tenha feito tal proposta. Em consulta realizada no site do Planalto é possível verificar que, até o momento, o único decreto relacionado a porte de armas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi publicado em 1° de janeiro de 2023 (Decreto nº 11.366). Nele, não há nenhuma menção à retirada do porte de arma de policiais militares inativos. 

Em nota publicada em 21 de janeiro de 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública esclareceu “que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre a retirada do porte de armas de policiais militares inativos de todo o Brasil”…

Veja a apuração completa no site Lupa