Falso: É falso que o Secretário do Tesouro do México tenha renunciado ao cargo, conforme alegado nas redes sociais

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Uma publicação no TikTok afirma que o atual secretário do Tesouro, Rogelio Ramírez de la O , renunciou antes da posse da próxima presidente, Claudia Sheinbaum, mas isso é falso . 

A publicação já conta com mais de 13 mil “curtidas” e garante que Rogelio de la O decidiu não fazer parte do novo gabinete e declarou que “não faria parte de uma ditadura para o México”, gerando incerteza entre os usuários, quanto ao gestão econômica do país.

No entanto, desde junho, o dirigente da instituição garantiu manter-se no cargo a pedido do próximo presidente por tempo indeterminado, através de um comunicado que permanece afixado no perfil oficial em X do Ministério das Finanças e Crédito Público (SHCP). ).

Por sua vez, o governo chileno lamentou a decisão da Venezuela de suspender os voos entre os dois países .

Em caso de renúncia, os chefes de todas as secretarias que compõem o gabinete deverão apresentar a renúncia ao cargo e uma prestação de contas individuais e institucionais perante o Presidente da República, detalha o protocolo da Secretaria de Função Pública .

Sua renúncia ao cargo não exige aceitação do atual presidente, não exige justificativa e não é publicada no Diário Oficial da Federação (DOF), explica Vicente Fernández Fernández, advogado constitucional e professor do Tecnológico de Monterrey…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽