Apurado pelo site UOL Confere
Um vídeo que circula pelas redes sociais não mostra cenas do conflito entre Israel e o grupo extremista libanês Hezbollah, diferentemente do que afirmam posts enganosos.
Na verdade, a gravação contém imagens do conflito entre Rússia e Ucrânia e registra um incêndio em um depósito de armas russo.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Sobre o texto, há uma legenda: “Aconteceu agora no Líbano!!”. “Acabou de acontecer: Líbano fica sem energia após ataques de Israel”, diz um comentário do post.
Vídeo mostra ataque, mas em depósito de armas russo. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que as imagens retratam uma explosão em um depósito de armas perto da cidade russa de Tikhoretsk na noite de sexta (20) para sábado (21) (aqui, em inglês). Veniamin Kondratyev, governador da região de Krasnodar, explicou que o sistema de defesa local interceptou dois drones e os destroços provocaram um incêndio, que logo atingiu o paiol (aqui, em inglês)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere