Falso: Foto de base israelense destruída após ataque do Hezbollah foi gerada por IA

Apurado pelo site Aos Fatos

É falsa a imagem que supostamente mostraria a base aérea israelense de Ramat David destruída após um ataque do Hezbollah. A foto contém diversas inconsistências comuns em conteúdos gerados por ferramentas de inteligência artificial. Ainda que o grupo xiita libanês de fato tenha atacado a base aérea, autoridades israelenses disseram ter interceptado a maior parte dos mísseis.

A imagem falsa viralizou principalmente no exterior, mas circula em língua portuguesa no Telegram e no Bluesky.

Publicações têm compartilhado uma imagem gerada por IA como se fosse um registro da base aérea israelense de Ramat David destruída após um ataque do grupo xiita Hezbollah. A foto contém uma série de inconsistências, que indicam que foi gerada artificialmente (veja abaixo):

A foto falsa viralizou principalmente em inglês e em espanhol — e foi desmentida por sites como a Deutsche Welle e a France24. Os veículos apontaram também inconsistências no formato do fogo e na estrutura do avião.

A imagem falsa também não se parece com outros registros da base aérea disponíveis na internet. O próprio Hezbollah divulgou um vídeo do local feito por drones no qual não é possível ver uma pista semelhante à da foto das peças de desinformação.

É fato, no entanto, que houve um ataque à base aérea no início da semana. O Hezbollah afirmou ter disparado “dezenas de foguetes” em direção a Ramat David em retaliação ao avanço militar israelense no Líbano. O exército de Israel disse que foram lançados cerca de dez projéteis, e que apenas um deles não foi interceptado. Um homem teria sofrido ferimentos leves por conta dos estilhaços da explosão…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos