Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Segundo dados oficiais, em 2019 (no final do governo Macri -Cambiemos-) o défice primário equivalia a 0,44% do PIB. -No entanto, em 2023 o défice primário foi de 2,7% do PIB e não de 5% como disse o Ministro.
O ministro da Economia manteve troca de mensagens com o ex-presidente, com foco no aumento do déficit durante a gestão da Frente de Todos.
Segundo dados oficiais, em 2019 (no final da gestão Macri – Cambiemos -) o défice primário equivalia a 0,44% do PIB, o que é consistente com a afirmação de Caputo.
Contudo, em 2023 o défice primário foi de 2,7% do PIB e não de 5% como disse o Ministro.
O ministro da Economia da Nação, Luis Caputo (La Libertad Avanza) destacou, em meio a uma troca de mensagens com a ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner (Frente de Todos) na rede social X: “(Mauricio) Macri saiu você quase saldo primário e o trouxe de volta para 5 pontos de déficit.”
-totocaputo (@LuisCaputoAR) 23 de setembro de 2024
Isto é enganoso . Segundo dados oficiais , em 2019 (ao final da gestão de Mauricio Macri -Cambiemos-) o déficit primário (ou seja, a diferença entre as receitas e despesas do Estado) equivalia a 0,44% do Produto Interno Bruto (PIB) , o que é consistente com a afirmação de Caputo. Porém, na gestão de Alberto Fernández (Frente de Todos), o défice primário era de 2,7% do PIB e não de 5% como afirmou o ministro…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷