Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Ao contrário do que afirmam os usuários das redes sociais, o vídeo que mostra um sumidouro não foi gravado na Rodovia Chilpancingo – Acapulco, nem tem relação com as fortes chuvas causadas pela tempestade tropical John . O incidente foi capturado na Turquia e o material circula desde pelo menos 2023.
Uma postagem no Facebook que compartilha o referido vídeo afirma o seguinte: “ Incomunicável com Chilpancingo. Rodovia Acapulco – Chilpancingo. As consequências da chuva continuam aqui, olha a magnitude do sumidouro, há pânico (sic).” Algumas das postagens relacionam este evento ao furacão John , que foi rebaixado para uma tempestade tropical.
Recomendamos: Vídeos mostram inundações na Polónia, não em Acapulco
Porém, após busca reversa no Google Lens com os frames do vídeo, obtidos com a ferramenta InVID, identificamos que ele é retirado de contexto , pois está circulando desde julho de 2023 e está associado à cidade de Ordu, em Peru.
Este rastreamento levou-nos a publicações nas redes sociais e notas jornalísticas dos meios de comunicação locais que datam de julho de 2023 e localizam o incidente em Ordu, especificamente na autoestrada Mar Negro – Mediterrâneo .
..
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽