Verificado: Bombeiros brasileiros foram à Bolívia para combater incêndios na fronteira

Apurado pelo site UOL Confere

Publicações enganosas sugerem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou bombeiros para atuar no combate a incêndios na Bolívia em detrimento do combate às queimadas no Brasil.

Segundo o Itamaraty, a missão ao país vizinho tinha como objetivo evitar que o fogo na fronteira se espalhasse até o Pantanal brasileiro. O bioma é atingido por queimadas.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Entre os recortes, está a foto de Lula na frente das chamas de um incêndio. A imagem traz ainda a frase “Salvem o Brasil”.

Notícias são verdadeira, mas post omite objetivo da missão. As duas reportagens foram publicadas no mesmo dia: 9 de setembro de 2024. É possível verificar no site de CartaCapital (aqui) e Veja (aqui). O post, no entanto, omite que a missão à Bolívia também tinha como objetivo auxiliar no combate a incêndios no Brasil, dando a entender que a gestão Lula estava mais comprometida com o país vizinho…

Veja a apuração completa no site UOL Confere