Falso: Voto nas eleições de 2024 não serve como prova de vida ao INSS

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma publicação segundo a qual o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A mensagem diz que o fato não está sendo divulgado pela imprensa e menciona uma portaria do INSS de 2022. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 

“FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES! DIVULGUE PARA UM AMIGO! APOSENTADOS QUE FOREM ÀS URNAS EM OUTUBRO: O VOTO SERVIRÁ DE PROVA DE VIDA JUNTO AO INSS. FATO QUE INFELIZMENTE NÃO ESTÁ SENDO DIVULGADO PELA IMPRENSA! PARA MAIS INFORMAÇÕES A PORTARIA PRES/INSS N° 1408, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2022.”

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu a informação de que o voto nas eleições de 2024 vale como prova de vida. Na tarde do último dia 17, o órgão responsável pelas eleições no Brasil publicou um comunicado em que esclarece que as publicações com esta alegação são falsas. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também publicou um alerta em que classificou como falsa a informação: “É mais uma informação falsa, ou como chamam: fake news”…

Veja a apuração completa no site Lupa