Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Milhares de pagers e dispositivos de rádio explodiram em dois incidentes separados no Líbano recentemente, o que deixou milhares de feridos e tirou mais de 30 vidas. Neste cenário, uma imagem de uma cômoda explodida se tornou viral nas mídias sociais, ligando-a às recentes explosões no Líbano. Compartilhando a imagem, um usuário escreveu: “Algum agente do Hezbollah explodiu enquanto fazia cocô”.
Link do Facebook | Link arquivado .
No entanto, conforme investigamos, descobrimos que a alegação era falsa. A imagem não está relacionada às recentes explosões no Líbano. Aqui está a checagem de fatos.
s
Começamos nossa investigação conduzindo uma busca reversa de imagens. Depois disso, encontramos a imagem em uma reportagem publicada em 28 de janeiro de 2020. De acordo com a reportagem, uma bomba explodiu em um banheiro público no Shenzhen Bay Control Point em 28 de janeiro de 2020.
Link arquivado.
Seguindo essa pista e usando palavras-chave relevantes, encontramos outro relatório publicado no South China Morning Post em 28 de janeiro de 2020. O relatório dizia: “Um dispositivo explosivo improvisado foi descoberto em uma lata de lixo no Ponto de Controle da Baía de Shenzhen na manhã de terça-feira, apenas 12 horas depois que um banheiro público de Hong Kong foi incendiado por uma suposta bomba caseira, tornando-se o terceiro incidente desse tipo nas últimas 48 horas”.
Link arquivado…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳