Falso: Imagem antiga da China falsamente compartilhada como última saudação dos médicos do AIIMS a Sitaram Yechury

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O Secretário Geral do CPM, Sitaram Yechury, faleceu em 12 de setembro no Hospital AIIMS em Nova Déli. Após sua morte, seu corpo foi doado ao hospital AIIMS para pesquisa médica, conforme seu desejo. Enquanto isso, uma imagem da doação do corpo de Sitaram Yechury está se tornando viral nas redes sociais. A imagem compartilhada mostra médicos do AIIMS prestando suas últimas homenagens a Sitaram Yechury, um grupo de médicos curvando suas cabeças em frente ao corpo morto.

Vamos verificar a verdade

Postagem do Facebook |

s

Começamos nossa investigação com uma busca reversa de imagens no Google e os resultados nos levaram a uma imagem semelhante apresentada em um relatório da CGTN de Pequim , publicado em 30 de setembro de 2016. A legenda diz: “Médico chinês morre enquanto era voluntário no Tibete e doa seus órgãos”. De acordo com o relatório, Zhao Ju, 41, foi diagnosticado com um aneurisma cerebral enquanto trabalhava como voluntário no Tibete e foi internado no Hospital Provincial de Anhui para tratamento especializado. Após sua morte, médicos e profissionais de saúde do Hospital Provincial de Anhui se curvaram diante de seu corpo e prestaram suas últimas homenagens.

Seguindo em frente, encontramos vários relatos da mídia chinesa apresentando a imagem viral e compartilhando os mesmos detalhes. Zhao Ju, um dentista da província de Anhui, no leste da China. Zhao adoeceu enquanto era voluntário no Tibete e mais tarde foi internado no Hospital Provincial de Anhui. Ele morreu lá em 29 de setembro de 2016. Seus familiares reprimiram sua dor e decidiram doar seu corpo para pacientes que precisavam de transplantes de órgãos de acordo com seus desejos.

Então, podemos entender que a imagem viral surgiu nas redes sociais há quatro anos. Sitaram Yechury faleceu em 12 de setembro de 2024 e o corpo foi entregue ao AIIMS em 14 de setembro. Isso indica que a imagem não é do AIIMS nem está relacionada à morte de Sitaram Yechury. Uma imagem antiga de médicos prestando homenagem a um colega que doou seus órgãos após sua morte em um hospital chinês foi falsamente compartilhada como médicos do AIIMS saudando o líder do CPI(M) Sitaram Yechury.

Conclusão-

O Fact Crescendo descobriu que a alegação feita junto com a imagem viral era falsa. A imagem viral mostra médicos chineses prestando homenagens a um colega médico e doador de órgãos que morreu de aneurisma cerebral e remonta a 2016. Não tem ligação com a AIIMS ou com a morte de Sitaram Yechury…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳