FALSO: 5 boatos sobre o sistema de pagamentos Pix

Apurado pelo site Boatos.org

Desmentimos 5 fake news sobre o sistema de pagamentos Pix. Confira.

Aquele que se tornou um dos principais métodos de pagamento do país é constantemente alvo de boatos. Os mais frequentes tiveram fins eleitorais e foram relacionados a alterações que um novo governo poderia efetuar no Pix. Desde uma possível cobrança de tarifas a extinção do Pix, surgiram diversos boatos que já foram amplamente desmentidos pelo Banco Central e pelo governo eleito.

Já foram mais de 140 milhões de pessoas utilizando o Pix em 2 anos de operações. E no rastro dessa popularidade não poderiam deixar de surgir fake news a respeito do método de pagamento que se tornou o preferido dos brasileiros. Hoje o Pix é amplamente aceito em estabelecimentos comerciais, lojas físicas e online, e é possível utilizar até mesmo Pix cassino, entre outras modalidades. Recentemente até mesmo saque e troco foram possibilitados através do PIX. Por isso, separamos abaixo algumas das respostas do Banco Central do Brasil para as principais dúvidas relativas a boatos surgidos sobre o tema do Pix.

Segundo o Banco Central do Brasil não existe nenhum estudo em andamento sobre qualquer taxação do Pix para pessoas físicas. O Banco Central afirma que não há qualquer intenção de se mudar as regras atuais de gratuidade. Para pessoas jurídicas, é permitido que as instituições cobrem taxas pelas transações…

Veja a apuração completa no site Boatos.org