Falso: Montagem edita vídeo para fazer crer que Boulos culpou Marçal pela cadeirada

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que Guilherme Boulos (PSOL) defendeu a cadeirada de José Luiz Datena (PSDB) em Pablo Marçal (PRTB) durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo exibido pela TV Cultura na última segunda-feira (16). O vídeo que circula nas redes foi editado para omitir o trecho de uma entrevista na qual Boulos condena a agressão de Datena a Marçal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 8.300 curtidas no Instagram e centenas de visualizações no TikTok até a tarde desta quarta-feira (18).

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo editado para sugerir que Guilherme Boulos, após a cadeirada de José Luiz Datena contra Pablo Marçal no debate da TV Cultura, teria culpado o culpado o ex-coach pela agressão.

As peças enganosas omitem trechos da entrevista original na qual Boulos condena a cadeirada e afirma que, apesar da postura de Marçal para tumultuar, nada justifica o uso de violência.

Questionado sobre a avaliação que teve do debate, o candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo afirmou em entrevista:

“O debate vai ficar marcado pela cena lamentável que a gente viu de violência, de agressão. É preciso dizer que o Datena foi provocado o debate inteiro pelo Pablo Marçal, que veio para tumultuar. Não que isso justifique nenhum tipo de violência e de agressão, acabou perdendo o controle. Agora, o Marçal não era desse debate. No outro debate me provocou, atacava, ofendia, mentia, atacava a honra. Fez isso com o Datena o debate inteiro. Eu vi. Estava do lado e pude presenciar. Agora, o Datena acabou se descontrolando e teve isso.”..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos