Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que uma reportagem noticiou a morte de Marcola, líder da facção criminosa PCC, em um presídio federal. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação anuncia a morte de dois outros membros da facção criminosa, que foram presos por envolvimento em um plano para sequestrar e matar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e outras autoridades.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 215 mil visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (19).
Posts nas redes enganam ao compartilhar um trecho de uma reportagem de junho deste ano para sugerir que Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, teria sido assassinado em um presídio federal. As publicações incluem fotos do criminoso junto de uma notícia veiculada pelo Cidade Alerta, da Record, que anuncia a morte de outros dois membros da facção criminosa.
Os dois homens citados na reportagem são Janeferson Aparecido Mariano, o Nefo, e Reginaldo Oliveira de Sousa, o Rê. Eles foram presos em março de 2023 por envolvimento no plano de sequestro e execução do senador Sergio Moro e de outras autoridades.
O vídeo original foi publicado no YouTube em 17 de junho (veja abaixo). O trecho usado nas peças enganosas mostra uma análise feita pela desembargadora Ivana David sobre o assassinato dos detentos, que ocorreu em uma em Presidente Venceslau (SP), e não na Penitenciária Federal de Brasília, onde Marcola cumpre pena de mais de 300 anos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos