Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Um vídeo de um protesto foi encaminhado para o nosso número 24X7 Factline 9049053770 com a alegação de que os muçulmanos estão ameaçando o governo britânico para tornar a Inglaterra um país islâmico. No vídeo, um homem pode ser ouvido dizendo: “Esta é a nossa primeira mensagem ao Parlamento. As pessoas estão fazendo leis no Parlamento. Este é o nosso primeiro passo. Nós nos reunimos aqui. Estamos expressando nossa preocupação. Vocês, como Parlamento, devem ouvir o povo amante da paz da Grã-Bretanha, os cidadãos britânicos. Temos orgulho de ser cidadãos britânicos e precisamos de nossos direitos. E o direito mais importante para as pessoas que vivem na Grã-Bretanha é a ordem e o respeito a Maomé.”
Link arquivado.
No entanto, conforme investigamos, descobrimos que o vídeo viral era antigo e compartilhado com uma alegação falsa. Aqui está a checagem de fatos.
s
Começamos nossa investigação tirando algumas capturas de tela do vídeo viral e conduzindo uma busca reversa de imagens. Como resultado, descobrimos que o local do vídeo era House Of Lords, Reino Unido. A estátua mostrada no vídeo é conhecida como Richard Coeur de Lion , também conhecido como Richard the Lionheart.
Ele fica sobre um pedestal de granito no Old Palace Yard, do lado de fora do Palácio de Westminster, em Londres, voltado para o sul, em direção à entrada da Câmara dos Lordes.
Uma busca reversa de outra captura de tela nos levou a uma imagem carregada no site de imagens de stock Alamy, onde uma tela grande foi mostrada, e havia um banner atrás da pessoa na tela que dizia, “WE LOVE PROPHET MUHAMMED”. O banner era semelhante ao do vídeo viral. A descrição da imagem dizia, “Westminster, Londres, Reino Unido. 6 de outubro de 2012. Uma tela grande do lado de fora do Parlamento. Um protesto do lado de fora do Parlamento em Westminster contra o filme ‘Innocence of Muslims’, organizado para protestar sobre o filme que é visto como ofensivo sobre o Profeta Maomé”.
A comparação entre a imagem encontrada no Alamy e a captura de tela do vídeo viral pode ser vista abaixo…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳