Falso: O Kansas City Chiefs se recusou a sediar a Noite do Orgulho?

Apurado pelo site Snopes

Um rumor de que o time da NFL Kansas City Chiefs se recusou a sediar uma Pride Night, alegando que é parte de uma “agenda woke”, circulou nas redes sociais. Por exemplo, a página do Facebook SpaceX Fanclub compartilhou o seguinte meme em 5 de setembro de 2024, apresentando uma imagem em tela dividida de uma bandeira do Pride ao lado do técnico Andy Reid: “Kansas City Chiefs se recusam a sediar uma Pride Night, ‘É uma agenda woke.'”

(SpaceX Fã-clube/Facebook)

Variações desse boato se espalharam para outras contas do Facebook , que pareceram relatar a manchete como um relato factual de eventos da vida real.

A postagem do SpaceX Fanclub recebeu mais de 15.000 reações, até o momento em que este texto foi escrito, com alguns leitores tomando a alegação como fato, apesar de nenhuma evidência real que a apoiasse. Um comentarista escreveu: “Boa decisão – Obrigado – Vamos, Chiefs!! Agradecemos sua coragem de ir contra a corrente – Mostrando bom caráter”, ao que outro respondeu: ” Jogar futebol… É isso que queremos ver. Deixe a CNN fazer a lavagem cerebral…”

Além disso, o comentário fixado abaixo da postagem do Facebook continha um link para o seguinte artigo no site Esspots.com , publicado em 5 de setembro de 2024:

No entanto, uma rápida pesquisa na internet não encontrou nenhum veículo de comunicação confiável que tivesse coberto tal notícia, nem houvesse tal decisão ou declaração da organização Chiefs…

Veja a apuração completa no site Snopes