Falso: Vídeo engana ao alegar que Flávio Dino segue regras de Lenin; decálogo é falso

Apurado pelo site Lupa

Post nas redes sociais mostra trecho de uma entrevista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, onde ele diz que segue o que Lenin recomendava. O vídeo, então, mostra o que seria o Decálogo de Vladimir Lenin, um compilado de mandamentos que os comunistas deveriam seguir, o que inclui corromper a juventude, controlar os veículos de comunicação, promover distúrbios, infiltrar parlamentares em outros partidos, entre outros. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

O Decálogo, Vladimir Lenin 1. CORROMPA a juventude e dê-lhe liberdade sexual;2. Infiltre e, depois controle todos os VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO em massa;3. DIVIDA a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;4. Destrua a CONFIANÇA do povo em seus líderes;5. Fale sempre sobre DEMOCRACIA e em ESTADO DE DIREITO, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o PODER sem nenhum escrúpulo;6. Colabore para o ESBANJAMENTO do dinheiro público; coloque em descrédito a IMAGEM DO PAÍS, especialmente no Exterior e provoque o pânico e o DESASSOSSEGO na população;7. Promova GREVES, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do país.8. Promova DISTÚRBIOS e contribua para que as autoridades constituídas, não as coíbam;9. Contribua para a derrocada dos VALORES MORAIS, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos PARLAMENTARES INFILTRADOS nos partidos democráticos devem acusar os não comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo a votar somente no que for de INTERESSE DA CAUSA. 10. Procure catalogar todos aqueles que possuam ARMAS DE FOGO, para que elas sejam CONFISCADAS no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.”

Uma busca reversa pelas imagens indicou que a entrevista de Flávio Dino ocorreu em 15 de abril de 2015, no programa Espaço Público, da TV Brasil, quando ele atuava como governador do Maranhão pelo PCdoB. Aos 27min53s, quando foi questionado sobre como a agenda comunista pode atender algumas demandas da população sob a ótica do capitalismo, Dino explica que é preciso ser coerente…

Veja a apuração completa no site Lupa