Verificado: Javier Milei, na apresentação do Orçamento 2025 no Congresso: ‘Herdamos um défice consolidado de 15 pontos do PIB, dos quais 5 pontos pertenciam ao Tesouro e 10 ao Banco Central’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Existem diferenças entre os economistas no cálculo do défice do Estado. Se forem considerados os défices do Governo e do Banco Central, o défice consolidado para 2023 foi de 14,6%. Porém, se for considerado apenas o resultado fiscal do governo, o déficit em 2023 foi de 4,6% do PIB.
Existem divergências entre os economistas quanto ao cálculo do défice do Estado: enquanto alguns consideram que o défice é composto pelo resultado fiscal do governo e do Banco Central, outros sustentam que apenas o primeiro deles deve ser tido em conta. 

Segundo dados oficiais, em 2023 o défice financeiro do Sector Público Nacional foi de 8.737.137 milhões de dólares, equivalente a 4,6% do PIB. Entretanto, o Banco Central informou que no ano passado o seu défice foi de 10% do PIB.

Se forem considerados os défices do Governo e do Banco Central, o défice consolidado para 2023 foi de 14,6%. Porém, se for considerado apenas o resultado fiscal do governo, o déficit em 2023 foi de 4,6% do PIB.

O Presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza) , afirmou durante o seu discurso de apresentação do Orçamento para 2025 perante o Congresso: “Herdamos um défice consolidado de 15 pontos do PIB, dos quais 5 pontos pertenciam ao Tesouro e 10 ao Banco .Central”.

Isto é discutível . Existem divergências entre os economistas no cálculo do défice do Estado: enquanto alguns especialistas consideram que o défice é constituído pelo resultado fiscal do governo e do Banco Central (este último denominado “défice quase fiscal”), outros sustentam que é só deve ser levado em conta o primeiro deles …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷