Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais uma gravação em que o então deputado estadual Cabo Júlio (MDB-MG) afirma que a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) criticou um policial que se defendeu e matou três assaltantes. Ela teria feito um post no Facebook em que chama o agente de segurança de “PM opressor” e escrito que, se ele não tivesse reagido, apenas uma família choraria. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Aconteceu um assalto em São Paulo. O motorista do Uber pegou três clientes e no meio do caminho esses três clientes eram três assaltantes que tentaram matar esse motorista, que era um policial aposentado. Esse policial reagiu ao assalto colocando a sua vida em risco e matou os três assaltantes. E aí me vem a deputada Maria do Rosário lá do Rio Grande do Sul e soltou esse absurdo que deve ser repudiado por todos. Diz ela o seguinte: ‘Era bom que a sociedade parasse para pensar’, ‘tá aqui no Facebook dela: ‘Hoje temos três famílias chorando em razão desse PM opressor. Caso ele não tivesse reagido, apenas uma família choraria, assim o prejuízo seria menor para a sociedade’”
A deputada federal Maria do Rosário jamais escreveu um post no Facebook com a declaração mencionada pelo Cabo Júlio. A frase falsamente atribuída a ela foi usada em uma publicação enganosa, uma montagem criada com o nome da parlamentar…
Veja a apuração completa no site Lupa