Falso: É falso que governo criou ‘Dops’ para censurar conteúdos nas redes

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais vídeo que afirma que o governo federal criou uma espécie de ‘Departamento de Ordem Política e Social (Dops)’ para censurar postagens e conteúdos na internet. Segundo o post, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), juntamente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estariam responsáveis por remover qualquer conteúdo que o governo ache que não está alinhado com seus interesses. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Para a verdade não vir à tona, o governo recriou o Dops, Departamento de Ordem Política e Social. Foi um órgão que existiu durante o período da ditadura militar que censurava e controlava todos os meios de comunicação. Ou seja, era uma agência civil criada pela ditadura que regulava tudo o que as pessoas podiam ou não falar de forma pública. Se você expressasse alguma opinião que fosse contrária aos ideais do sistema, você ia para a cadeia. O governo federal acabou de recriar o DOPS. Eles deram para a Anatel, uma agência de regulação de telecomunicação, o poder de polícia. A partir de agora, a Anatel pode não só violar a tua privacidade, a privacidade das tuas telecomunicações, como ela pode remover aquilo que o governo ache que não está alinhado com o que eles acham certo. Eles podem ainda encaminhar isso pra Polícia Federal para que seja feita a prisão dos envolvidos. Sem julgamento. É exatamente isso que você ouviu. O TSE vai poder, de ofício, ou seja, na canetada, sem que haja um processo, mandar pra cadeia quem a Anatel interceptar, se isso não é uma ditadura, então eu não sei mais o que é a ditadura

O acordo firmado entre a Anatel e o TSE em dezembro de 2023 tem limites — e não se dá livremente, como diz o post enganoso. A parceria institui um fluxo de comunicação direto entre o Tribunal e a Anatel por meio eletrônico, para o cumprimento de decisões judiciais que determinem bloqueio de sites e perfis com postagens falsas ou que atentem contra o sistema eleitoral. “Essa parceria agiliza a atuação do Estado no combate às fake news nas eleições deste ano e outras formas de desinformação, como as deep fakes, que simulam a imagem de pessoas”, afirmou a Anatel, em nota…

Veja a apuração completa no site Lupa