Verificado: Confira os erros de Nunes, Boulos, Marçal, Tabata e Datena nas sabatinas

Apurado pelo site UOL Confere

Durante duas semanas, o UOL e Folha de S.Paulo promoveram uma série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de São Paulo. As declarações dos cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos foram verificadas pelo UOL Confere.

Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB) fizeram afirmações imprecisas, exageradas, distorcidas ou falsas. Confira as checagens:

A UPA Jabaquara foi entregue em abril de 2020 pela gestão do então então prefeito Bruno Covas (aqui), em que Nunes ainda era vice. Ele só assumiu em maio do mesmo ano (aqui). A UPA 24h Vera Cruz, por sua vez, foi inaugurada em 2018 pelo então prefeito João Doria (aqui). A secretaria disse que Nunes entregou uma “ampliação da unidade”.

Só de UPA, eu entreguei 18.

EXAGERADO. O UOL Confere não localizou as 18 unidades que Nunes alega ter entregue. Procurada, a assessoria de imprensa da campanha repassou uma lista de 18 UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] que teriam sido inauguradas na gestão do prefeito. Ao ser questionada sobre algumas inconsistências, a campanha orientou que a reportagem procurasse a Secretaria Municipal da Saúde. A pasta, então, forneceu uma nova lista. Entretanto, em três casos foram encontradas inconsistências.

A UPA Jabaquara foi entregue em abril de 2020 pela gestão do então então prefeito Bruno Covas (aqui), em que Nunes ainda era vice. Ele só assumiu em maio do mesmo ano (aqui). A UPA 24h Vera Cruz, por sua vez, foi inaugurada em 2018 pelo então prefeito João Doria (aqui). A secretaria disse que Nunes entregou uma “ampliação da unidade”…

Veja a apuração completa no site UOL Confere