Falso: Imprensa não atribuiu incêndios florestais no Brasil a aves

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a imprensa brasileira culpou aves pelos incêndios que ocorrem atualmente no país. As peças de desinformação compartilham trecho de um texto publicado no site Gizmodo Brasil sobre um comportamento de caça de aves existentes na Austrália que pode ajudar a intensificar incêndios. As espécies não existem no território nacional, e em nenhum momento o texto faz referência ao Brasil.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (13).

Posts nas redes enganam ao fazer crer que um texto publicado no pelo site Gizmodo Brasil responsabilizou aves pelos incêndios que ocorrem no país. A reportagem cita um estudo publicado em 2017 no Journal of Ethnobiology que aponta que os milhafres-pretos, os milhafres-assobiadores e os falcões marrons que vivem na Austrália espalham o fogo de propósito para capturar presas. Não há registro da presença dessas aves no Brasil.

Além disso, em nenhum momento é mencionado que as espécies seriam responsáveis pelos incêndios florestais que têm devastado o território nacional.

Segundo os cientistas, as três espécies de pássaros pegam gravetos em regiões incendiadas e os carregam para áreas não queimadas. O objetivo é predar insetos e outros pequenos animais que tentam fugir das chamas. Os pesquisadores ainda não sabem se outras aves ao redor do mundo usam essa técnica ou em qual frequência ela é aplicada.

Especialistas apontam que o principal fator para o aumento no número de queimadas no Brasil é a seca. Isso, no entanto, não descarta a relevância da atividade humana, que usa o fogo de forma criminosa para desmatar regiões de floresta e promover a limpeza de pastos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos