Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a diabetes seja causada por vermes que se alojam no pâncreas e impedem a produção de insulina, como alegam posts nas redes. A afirmação não tem respaldo científico. A doença tem relação com predisposição genética e, no caso da diabetes do tipo 2, também fatores como sedentarismo e obesidade.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Intagram e de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (13).
Em vídeos que circulam nas redes, supostos especialistas enganam ao dizer que a diabetes seria uma doença decorrente de uma obstrução do pâncreas provocada pela presença de vermes no organismo.
Além de não existirem estudos científicos que comprovem que a doença seja causada por vermes, outro indício de que a afirmação não se sustenta é o fato de o parasita Eurytrema pancreaticum, citado nas peças de desinformação, afetar sobretudo animais ruminantes, como os bois. A infecção em humanos é raríssima e não causa diabetes.
Em entrevista ao Aos Fatos, a endocrinologista Reine Marie Fonseca, do Departamento de Diabetes no Idoso da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica que a diabetes mellitus é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não é capaz de produzir insulina — hormônio secretado pelo pâncreas que atua regulando o nível de glicose — ou não consegue absorver adequadamente a insulina que produz.
“Não há evidência científica que respalde a afirmativa de que algum tipo de verminose causaria a diabetes ao se alojar no pâncreas”, afirma a especialista, ressaltando que existem duas variações da doença, com causas e características distintas:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos