Falso: Não, os imigrantes haitianos não comiam gatos em Ohio

Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦

Nos últimos dias, inúmeros utilizadores da Internet, e até mesmo JD Vance, o candidato republicano à vice-presidência, transmitiram nas redes sociais uma história segundo a qual haitianos recém-chegados que vivem em Springfield, Ohio, estão a raptar gatos de estimação e a comê-los. No entanto, as autoridades locais confirmam que é infundado.

Há alguns meses, denunciei o facto de os imigrantes haitianos ilegais estarem a monopolizar os serviços sociais e a causar o caos em Springfield, Ohio. Já vimos relatos de animais de estimação sendo sequestrados e comidos por pessoas que não deveriam estar aqui , escreveu X na segunda-feira. (Nova janela)JD Vance, atualmente senador por Ohio.

A notícia já circulava nas redes sociais há alguns dias, em círculos pró-Trump. O senador do Texas Ted Cruz compartilhou um meme (Nova janela)mostrando uma foto de dois gatinhos com o texto: Por favor vote em Trump, para que os imigrantes haitianos não nos comam.

Até o chefe do X, Elon Musk, encontrou tempo para postar três tweets mencionando a história entre os 93 tweets que ele escreveu nas últimas 24 horas.

A polícia de Springfield, entretanto, nunca recebeu um relatório nesse sentido. Não houve relatos credíveis ou alegações específicas de que animais de estimação tenham sido maltratados, feridos ou abusados ​​por indivíduos da comunidade imigrante , disse um porta-voz da cidade de Springfield a uma agência de notícias local. (Nova janela).

O boato foi provocado por uma postagem em um grupo de Springfield no Facebook. Uma internauta afirmou que a amiga da filha de seu vizinho havia perdido um gato e depois o encontrou morto, pendurado em uma árvore por um imigrante haitiano, mas não ofereceu nenhuma prova do que dizia…

Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦