Gravação mostra um policial que encontra em um carro dois aparelhos de GPS que deveriam estar acoplados em caminhões-pipa para o rastreamento dos veículos. Apesar de circular como se fosse atual, o vídeo foi gravado em 2017, após a prisão no Ceará de um homem suspeito por fraude na Operação Carro Pipa.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que um policial encontra em um carro dois aparelhos de GPS que deveriam estar acoplados em caminhões-pipa para o rastreamento dos veículos. De acordo com a fala do agente, tratava-se de um golpe em que o motorista do veículo fazia passeios pelo município com os dispositivos para simular a distribuição de água, deixando de realizar o abastecimento nas casas de moradores da região. A legenda do vídeo atribui a fraude ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a seu partido político. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Polícia descobre que a história é pior ainda do que desligar a transposição do São Francisco. Os GPS do caminhão pipa pagos com nosso dinheiro estão em carros. Eles fazem a rota fingindo entregar a água para acusar GPS a rota e o povo morrendo de sede com o caminhão pipa parado. Olha aí a turma do PT faz o L ASSIM É O PT ️
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que registra a explicação do policial sobre a fraude é de 2017 e, portanto, não tem ligação com o atual governo do presidente Lula. Naquela época, golpes desse tipo estavam sendo registrados no Ceará durante a fase de seca. A gravação que voltou a circular nas redes foi publicada pelo portal G1 em abril de 2017. De acordo com a reportagem, o motorista do carro foi preso em 26 de março daquele ano.
À época dos acontecimentos, o governo do Ceará explicou que a instalação fraudulenta de dispositivos de medição da quilometragem percorrida era realizada em carros comuns para que os motoristas economizassem gasolina e continuassem sendo recompensados pelo serviço de abastecimento não realizado…