Falso: Moraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o ministro do STF Alexandre de Moraes disse que quem celebrar o 7 de Setembro após a data estará “cometendo um crime”. As peças de desinformação distorcem uma entrevista de janeiro deste ano em que o magistrado alertou os manifestantes que planejavam comemorar o primeiro aniversário da invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

A publicação enganosa acumulava ao menos 8.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (6).

Publicações têm distorcido uma declaração de Alexandre de Moraes para fazer crer que comemorar o 7 de Setembro após a data seria considerado crime. Em sua fala, o magistrado se referia aos que planejavam comemorar o aniversário da invasão dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

A declaração foi retirada de uma entrevista concedida por Moraes à Veja em 4 de janeiro deste ano. Confira a fala sem cortes:

“Qualquer pessoa que pretenda comemorar dia 8 está praticando crime, porque está comemorando a tentativa de golpe, está instigando uma nova tentativa de golpe. Então, seria muito importante que essas pessoas tenham muito cuidado com o que vão fazer, porque depois vão acusar o Ministério Público, o Poder Judiciário de serem rigorosos demais. Não se comemora tentativa de golpe, não se comemora tentativa de derrubar os poderes constituídos, isso é crime também.”

Na época em que Moraes concedeu a entrevista, bolsonaristas planejavam organizar atos no dia 8 de janeiro para comemorar a tentativa de golpe de Estado ocorrida no ano anterior…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos