Falso: Ignore as postagens que afirmam falsamente que o vice-presidente queniano acusou o presidente de subornar legisladores para aprovar o Projeto de Lei de Finanças de 2024

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Em um vídeo postado no X, o vice-presidente queniano Rigathi Gachagua parece acusar membros do parlamento de aceitar propinas de milhões de xelins para aprovar o Projeto de Lei de Finanças de 2024. Mas o vídeo tem mais de três anos e mostra Gachagua acusando o governo anterior de subornar legisladores de escalão inferior.

Escrito em uma mistura de inglês e kiswahili, o tweet se refere a Gachagua como “um homem verdadeiro”, que é como Gachagua frequentemente se apresenta . 

A alegação é de que Gachagua disse que os legisladores quenianos receberam KSh2 milhões cada ( cerca de US$ 15.000) do presidente William Ruto para votarem a favor do controverso Projeto de Lei de Finanças de 2024 . 

No vídeo, Gachagua fala em Kiswahili, que pode ser traduzido aproximadamente como: “Eles discutiram e disseram ‘diga ao presidente se ele quer que a gente aprove, queremos um suborno de KSh2 milhões’. O presidente concordou.” 

Ele então pergunta duas vezes: “Isso é corrupção ou não?” A multidão responde afirmativamente: “É corrupção.”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦