Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o perfil do influenciador e empresário Felipe Neto tenha sido rotulado como “extremista” pelo Bluesky, plataforma semelhante ao X (ex-Twitter) que ganhou popularidade no Brasil após a suspensão da rede social de Elon Musk. Na realidade, somente uma publicação do influenciador para denunciar conteúdos nazistas foi rotulada como extremista por exibir uma suástica.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 16 mil curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (4).
Publicações mentem ao alegarem que o Bluesky, plataforma que ganhou popularidade no Brasil após a suspensão do X, teria rotulado o perfil de Felipe Neto como “extremista” por ter publicado opiniões consideradas radicais.
Procurada por Aos Fatos, a rede social informou que a conta do influenciador não foi classificada como extremista. Explicou que a plataforma utiliza rótulos para categorizar diversos tipos de conteúdo e que eles podem ser aplicados tanto para perfis quanto para postagens.
Segundo a plataforma, uma publicação que contém imagens consideradas extremistas, como iconografias nazistas, será classificada como tal.
Em uma publicação no Threads — plataforma da Meta também semelhante ao X —, Felipe Neto esclareceu que somente uma de suas postagem no Bluesky foi classificada como extremista, justamente a que denunciava conteúdos de extrema-direita com suásticas e seguem circulando no X após a suspensão da rede…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos