Falso: Vídeo de votação de PEC contra decisões monocráticas do STF, de 2023, circula fora de contexto

Apurado pelo site Estadão Verifica

O que estão compartilhando: vídeo mostra votação contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na Câmara dos Deputados. A legenda diz que o Brasil está “livre” de Alexandre e que ele não terá mais poderes para tomar decisões sozinho.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) é de novembro do ano passado. O registro foi feito durante a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021 que limita as decisões monocráticas do STF. O texto foi aprovado pelo Senado em 22 de novembro de 2023 e agora tramita na Câmara dos Deputados.

No Instagram, a peça foi compartilhada com a legenda: “(sic) ACABOU a votação! O BRASIL ESTA LIVRE, DO CARRASCO ALEXANDRE DE MORAES…ele não terá mais poderes para tomar decisões sozinho como fez durante todo o mandato do Bolsonaro. Acabou o reinado do Nabucodonosor, ele tem de sair do STF Preso”. Nos comentários, usuários comemoraram a decisão: “Agora vamos pra cima!! Liberdade!”, escreveu uma usuária da rede…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica