Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva vai retirar R$ 9,6 bilhões dos mais pobres por meio de cortes nos recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Bolsa Família em 2025, para que os luxos do presidente sejam mantidos.
Vale lembrar que, no início de 2023, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou haver indícios de irregularidades no pagamento de R$ 2,9 bilhões de benefícios previdenciários entre junho e dezembro de 2021. O Estadão mostrou que o TCU tem exigido do governo a realização de revisões periódicas nos pagamentos, o que motivou o agendamento de 800 mil perícias até o fim do ano.
Boa parte delas também usa um trecho de uma entrada ao vivo do repórter Filipe Matoso, no programa Conexão GloboNews. As postagens não exibem a fala inicial de Filipe, quando ele diz que o corte já tinha sido anunciado em julho pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nem o final, quando ele afirma que, segundo o governo, o processo “não busca tirar direitos das pessoas, mas sim garantir que haja recurso para quem efetivamente tenha direito a algum tipo de benefício social”…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica