Falso: Posts usam declaração apócrifa para culpar MST por queimadas em SP

Apurado pelo site Aos Fatos

Diferentemente do que sugerem publicações nas redes, não há registros públicos de que representantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) tenham dito que iriam “incendiar o agro no Brasil”. As peças de desinformação, que tentam responsabilizar o movimento pelas queimadas que ocorrem em São Paulo, distorcem um texto publicado em abril pelo A Província do Pará, que usa uma declaração apócrifa, ou seja, sem nenhuma atribuição sobre quem teria dito.

As peças que usam o conteúdo para acusar o MST sem provas acumulavam mais de 10 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até esta terça-feira (27).

Publicações têm compartilhado fora de contexto o título de um texto do jornal A Província do Pará para sugerir que o MST seria o responsável pelas queimadas que têm ocorrido em municípios paulistas. As peças enganam ao distorcer diferentes informações:

Aos Fatos entrou em contato com A Província do Pará para questionar quem teria dito a declaração que aparece no título e quando ela teria sido feita. O repórter responsável disse que não sabia a fonte, já que a notícia havia sido replicada de outro site.

A reportagem, então, encontrou o registro original: o site Hora Brasília, que publicou um texto idêntico, mas que usava a palavra “inc3ndiar”, em vez de “incendiar”, para dificultar a busca. Também não havia no texto nenhuma fonte para a declaração “Vamos incendiar o Brasil”.

Aos Fatos tentou entrar em contato com o Hora Brasília na última segunda-feira (26), mas não houve resposta. Horas depois, no entanto, o texto original foi excluído do site…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos