Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que a campanha de Pablo Marçal (PRTB) utilizou uma apresentação de drones para desenhar no céu o nome “Pablo”. A gravação compartilhada pelas peças enganosas mostra uma exibição da empresa sul-coreana Pablo Air e não tem qualquer relação com o candidato à Prefeitura de São Paulo.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 537 mil curtidas no Instagram e 1.300 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (28).
Publicações nas redes mentem ao afirmar que a campanha de Pablo Marçal inovou ao utilizar uma apresentação de drones que desenham no céu o nome “Pablo Air”. Na verdade, as peças enganosas, que foram inclusive compartilhadas nas redes sociais do candidato, mostram uma exibição que utiliza drones e fogos de artifício feita pela empresa sul-coreana Pablo Air, que é especializada no uso dos equipamentos e não tem qualquer relação com o ex-coach.
Ao observar o vídeo, o primeiro sinal claro de que se trata de uma peça enganosa é a própria apresentação, visto que os drones formam exatamente o logo da empresa sul-coreana.
..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos