Verificado: The viral image does not show Principal Geetanjali Barua of Azimpur Government Girls School & College tied to a tree

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Embora Geetanjali Barua, diretora da Azimpur Govt. Girls School & College, tenha sido forçada a renunciar, a mulher mostrada amarrada à árvore na imagem é uma suposta forasteira que afirma ser uma ex-aluna universitária. 

Em meio à crise atual em Bangladesh, a mídia social está agitada com muitos vídeos, imagens e notícias alegando que há grandes ataques contra a minoria hindu. Nesse contexto, uma imagem de uma mulher amarrada a uma árvore se tornou viral na mídia social com uma alegação de que ela era Geetanjali Barua, diretora da Azimpur Government Girls’ School and College em Dhaka, que foi supostamente pressionada a renunciar devido à sua formação religiosa. E quando ela se recusou, ela foi submetida a esse tratamento pelos alunos. 

Postagem do Facebook |

s- 

Começamos nossa investigação conduzindo uma busca por palavra-chave e imagem reversa no Google e os resultados nos levaram a uma reportagem do meio de comunicação de Bangladesh,  Ajker Patrika, com a legenda: “Estudantes ameaçados, ex-aluno amarrado a uma árvore em Azimpur”. O artigo incluía uma reportagem em vídeo do mesmo incidente.

De acordo com o relatório, os alunos acusaram os professores de convocar ex-alunos para atacá-los. Em retaliação, os alunos amarraram um desses ex-alunos a uma árvore. Este incidente foi relatado em 19 de agosto de 2024.

..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳