Apurado pelo site Fato ou Fake
Autor da publicação afirma que viu vídeo de objeto por outro ângulo e constatou que se parece com uma espécie de pipa ou drone com leds. Órgãos de controle não detectaram nada relacionado às cenas mostradas.
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um grupo de pessoas diz avistar um disco voador na cidade de Contagem, em Minas Gerais. É #FAKE.
selo fake — Foto: g1
Em um post publicado no X em 20 de agosto, um usuário diz: “Ontem, saindo da faculdade, olhamos pra cima e simplesmente voando no céu de Contagem city um OVNI estático no céu em absoluto silêncio. Chupa Belo Horizonte, estamos fechados com Varginha!” A publicação ganhou milhões de visualizações nos primeiros dias e repercutiu em outros países e idiomas.
O objeto mostrado no vídeo não é um ovni. No próprio vídeo, pessoas aventam tratar-se de uma pipa e dizem: “‘Vamos achar a linha dela?’ ;’Deve estar amarrada em algum lugar”; ‘Eu vou pegar e levar pra casa’; ‘Não tem linha, não; ‘Lógico que tem’ ;’Ahh, é via bluetooth'”.
O autor da publicação no X conta que o vídeo foi gravado em uma faculdade privada, no bairro Beatriz, por volta das 21h32. Ele diz que um dia após a publicação, viu um outro vídeo do mesmo objeto por outro ângulo, indicando que na realidade se trata-se de uma espécie de pipa com led. “Foi esse mesmo vídeo que postei hoje nos meus stories”, diz. Em seus stories do Instagram, ele escreveu sobre dois vídeos que mostram o objeto – no céu e próximo ao chão: “Agora nos resta saber quem foi que levantou essa pipa”…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake