Apurado pelo site Aos Fatos
Foi manipulado o vídeo que mostra a vice-presidente e candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris, e seu candidato a vice, Tim Walz, tirando fotos diante de um cartaz com uma mensagem comunista. A gravação que circula nas redes foi publicada por um perfil que se autointitula humorístico e que apoia o ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (23).
Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo manipulado para fazer crer que Kamala Harris e Tim Walz teriam tirado uma foto diante de um cartaz com os dizeres “Comunistas Revolucionários da América”. O registro teria sido feito durante um evento de campanha no estado do Arizona no último dia 9.
Por meio de uma marca d’água presente na gravação, Aos Fatos identificou que as imagens editadas foram publicadas por uma conta no X que apoia o ex-presidente Donald Trump. Em resposta a outro usuário, o autor afirmou que se tratava de um meme.
A filmagem original foi feita pelo repórter e apresentador da 12News Brahm Resnik e posteriormente republicada no X pelo comitê de campanha de Harris. Nela, é possível ver que o cartaz continha na verdade os dizeres “Kamala and The Coach” (Kamala e o Treinador, em português). Não há qualquer alusão ao comunismo…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos