Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Não há evidências de que a frase tenha sido dita pelo herói argentino. O Instituto Nacional Sanmartiniano – que depende do Ministério da Cultura da Nação – garantiu que a frase viral “não consta de seus registros bibliográfico-documentais”.
Circula nas redes sociais uma suposta frase de José de San Martín, que foi divulgada tanto pelo Presidente da Nação, Javier Milei, como pela Secretária-Geral da Presidência, Karina Milei.
Porém, não há evidências de que a frase tenha sido dita pelo herói argentino. O Instituto Nacional Sanmartiniano – que depende do Ministério da Cultura da Nação – garantiu que a frase viral “não consta dos seus registros bibliográfico-documentais”.
O Chequeado realizou uma busca pela frase no Google e não encontrou registros confiáveis da frase viral. Há citação semelhante no livro “La culpa es de la vaca”, de Jaime Lopera Gutiérrez e Marta Inés Bernal Trujillo.
No passado dia 17 de agosto, como todos os anos, foi comemorada a Passagem à Imortalidade de José de San Martín. Como forma de homenagem, tanto o Presidente da Nação, Javier Milei, como a Secretária-Geral da Presidência, Karina Milei, partilharam uma suposta frase sua nas redes sociais.
“O orgulho é uma deficiência que geralmente afeta os pobres e infelizes mortais que de repente se encontram com uma parcela miserável de poder”, teria dito San Martín conforme publicado por Javier e Karina Milei em sua conta do Instagram e X. O que foi compartilhado pelos funcionários teve mais de 10 mil “Curtidas” no X e no Instagram. A frase falsamente atribuída a San Martín também circulou no Threads.
Porém, esta frase não pertence a San Martín. O Instituto Nacional Sanmartiniano – que depende do Ministério da Cultura da Nação – garantiu ao Chequeado que “não consta dos nossos registros bibliográfico-documentais”…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷