Verificado: Javier Milei: ‘As reformas hoje em termos reais estão 5% acima do que eram em novembro’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

A aposentadoria mínima (que recebe mais da metade dos beneficiários) caiu 2,5% em termos reais em relação a novembro de 2023, enquanto os salários acima do mínimo aumentaram 5,9% em termos reais. A diferença é que, embora o cálculo da mobilidade tenha superado a inflação após a mudança de fórmula, o bônus recebido por quem ganha o mínimo permanece congelado desde março de 2024.
A aposentadoria mínima (que arrecada mais da metade dos beneficiários) caiu 2,5% em termos reais (ou seja, considerando o efeito da inflação) em agosto de 2024 em relação a novembro de 2023 (último mês completo da gestão de Alberto Fernández -Frente de Todos-) , enquanto os salários acima do mínimo aumentaram 5,9% em termos reais.

A diferença é que, embora o cálculo da mobilidade na aposentadoria tenha superado a inflação após a mudança na fórmula, o bônus recebido por quem ganha o mínimo permanece congelado desde março de 2024.

O Presidente anunciou que vetará a lei de mobilidade na reforma que o Senado nacional aprovou na quinta-feira, 22 de agosto.

O Senado da Nação aprovou na passada quinta-feira a lei que estabelece alterações no actual sistema de mobilidade na reforma . Após a sanção, o Presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza) , anunciou que vetará a norma.

Além disso, durante entrevista ao programa +Mañana, apresentado por Antonio Laje no canal La Nación +, disse: “As aposentadorias hoje em termos reais estão 5% acima do que eram em novembro; isto é, no momento em que tomamos posse.”

..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷