Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Em meio à agitação em Bangladesh, um vídeo de uma mulher assinando um papel enquanto estava cercada por um grupo de pessoas está se tornando viral nas redes sociais, alegando que ela é uma mulher hindu que foi forçada a renunciar ao cargo governamental.
Compartilhando o vídeo no Facebook, um usuário escreveu: “Renúncia forçada em massa de hindus relatada pelos escritórios do governo de Bangladesh.
#Democracia em países de maioria muçulmana. Apenas espere até que a população muçulmana exceda o poder que sua constituição permanece”.
Link do Facebook | Link arquivado.
No entanto, à medida que investigamos, descobrimos que a afirmação é falsa e que a mulher vista no vídeo não é hindu. Aqui está a verificação dos fatos.
s
Começamos nossa investigação tirando algumas capturas de tela do vídeo viral e conduzindo uma pesquisa reversa de imagens. Como resultado, encontramos o vídeo no X com a mesma afirmação. Mas outro usuário respondeu ao tweet que a mulher vista no vídeo não é hindu. Ela é a Profa. Amena Begum, diretora do Kabi Nazrul Government College, que renunciou diante dos estudantes. Os estudantes forçaram sua renúncia devido ao seu papel no atual movimento de cotas.
..
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳