Apurado pelo site Snopes
Na manhã em que a Convenção Nacional Democrata de 2024 começou, 19 de agosto, um usuário do X postou ( arquivado ) uma foto com as palavras: “QUEBRANDO: O DNC tinge o Rio Chicago de vermelho para celebrar o aborto”. A imagem mostrava uma vista do rio Chicago fluindo com águas vermelhas brilhantes. A postagem recebeu mais de 639.000 visualizações.
Algumas pessoas que responderam à postagem pareceram interpretar o boato como um relato factual de eventos da vida real. Por exemplo, os usuários comentaram: “Isso não pode ser verdade”, ” De verdade?”, “Isso é real?”, “Isso é verdade?” e “Isso é legítimo?” apenas para citar alguns. Outro usuário comentou: “A linha entre a paródia e a realidade não existe agora”.
No entanto, conforme mostrado em uma webcam ao vivo do rio Chicago, não havia evidências de alguém tingindo o rio de vermelho.
Em vez disso, conforme mencionado em uma nota da comunidade exibida publicamente no post X, o boato sobre os democratas tingindo o rio de vermelho para celebrar o aborto teve origem no The Babylon Bee – um site que descreve sua produção como sendo de natureza humorística ou satírica. Sua página “Sobre” afirma, em parte, “The Babylon Bee é o melhor site de sátira do mundo, totalmente inerrante em todas as suas afirmações de verdade. Escrevemos sátiras sobre assuntos cristãos, políticos e da vida cotidiana”. A descrição da página também faz referência ao Snopes, escrevendo: “Ao contrário de outros sites de sátira, tudo o que postamos é 100% verificado pelo Snopes.com”.
Um usuário respondeu à postagem para apontar a origem da foto. De acordo com uma pesquisa reversa de imagens no TinEye.com ( arquivado ), que apontou para um artigo da CBS News , a imagem original mostrava o rio Chicago tingido de verde para o Dia de São Patrício. Atualizaremos esta história se localizarmos o nome do fotógrafo e a data em que ele tirou a foto.
Numa resposta ao post, o mesmo utilizador disse: “O facto de a maioria das pessoas acreditar que isto é real… diz muito sobre o estado do nosso país”…
Veja a apuração completa no site Snopes