Apurado pelo site Lupa
Em vídeo de teor conspiracionista, um homem afirma que 15 médicos morreram no acidente aéreo em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9), entre eles, 7 especialistas em “sequenciamento genético”, com pesquisas mostrando como isolar um “vírus de alto teor infeccioso” — ele não menciona qual —, e “dissolver a infecciosidade” e a “virulência” da Covid-19. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Dos 15 médicos [que faleceram no acidente aéreo], 7 eram especialistas em sequenciamento genético de se isolar vírus com alto teor infeccioso (…) Esses médicos que estavam no avião, sete deles, foram a equipe responsável (…) por dissolver a infecciosidade o sistema de contagem e também a virulência dentro da cepa da Covid-19”
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) divulgou uma nota nesta segunda-feira (12) informando que, entre as 62 pessoas que estavam a bordo do avião da VoePass que caiu em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9), foram identificados 4 médicos, e não 15, como afirmado no vídeo de conteúdo desinformativo. Nenhum deles era especialista em “sequenciamento genético”, ou responsável por pesquisa sobre como “isolar vírus com alto teor infeccioso” ou sobre a “virulência” da Covid-19. Tampouco trabalharam no mesmo laboratório…
Veja a apuração completa no site Lupa