Verificado: A foto do comício de Kamala Harris em 7 de agosto perto de Detroit foi gerada por IA e ‘não havia ninguém lá’. Os participantes retratados ‘não existiam’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O ex-presidente Donald Trump faz questão de se gabar do tamanho de sua multidão e de atacar seus rivais políticos em detrimento dos deles. Mas sua afirmação de 11 de agosto de que a vice-presidente opositora de 2024, Kamala Harris, usou inteligência artificial para pintar o quadro de uma multidão inexistente em um de seus eventos, aumentou a aposta nos ataques em ano eleitoral. 

“Alguém notou que Kamala TRAIU no aeroporto?” Trump escreveu em uma postagem do Truth Social de 11 de agosto . “Não havia ninguém no avião, e ela ‘AI’, e mostrou uma enorme ‘multidão’ de supostos seguidores, MAS ELES NÃO EXISTIRAM!” 

Respondendo a uma postagem nas redes sociais que ele compartilhou de novo que incluía uma foto mostrando o avião de Harris cercado por uma grande multidão de pessoas – algumas com cartazes de campanha de Harris-Walz – Trump escreveu que se tratava de uma “foto falsa de multidão”.

“Ela não tinha NINGUÉM esperando, e a ‘multidão’ parecia ter 10.000 pessoas!” ele escreveu . Um minuto depois, Trump postou novamente: “Olha, nós a pegamos com uma falsa ‘multidão’. Não havia ninguém lá!”..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸