Verificado: Ignore as alegações online de que o jato particular do presidente queniano foi incendiado durante protestos antigovernamentais

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Várias postagens online afirmam que o jato particular do presidente queniano William Ruto foi incendiado durante protestos antigovernamentais. No entanto, o vídeo que acompanha as reivindicações mostra um avião desativado num parque de Nairobi.

O quadro do vídeo é dividido em dois: à esquerda está um homem fazendo a mesma afirmação e à direita está o que parece ser uma aeronave azul e branca sendo queimada.

Segundo o homem, os manifestantes ficaram furiosos com o facto de o presidente queniano William Ruto ter utilizado fundos públicos para alugar um jacto privado para a sua viagem aos Estados Unidos em Maio de 2024 . 

Sua visita de Estado aos EUA gerou polêmica sobre o custo do aluguel do jato. Apesar das alegações de Ruto de que era mais barato do que usar a companhia aérea nacional e de que era um presente de amigos, ele foi duramente criticado pela decisão.

Outros vídeos fazendo a mesma afirmação e usando imagens do avião em chamas foram postados online…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦